Como Tirar Música de Ouvido sem Segredos Primeiros Passos
Como Tirar Música de Ouvido sem Segredos Primeiros Passos
Muitas Pessoas desejam aprender tirar uma música, para tocar em uma roda de amigos, na escola ou até mesmo na igreja , o que nem sempre é fácil de se conseguir , para a grande maioria dos iniciantes isto é um pouco frustrante.
Mas não deve desistir, assim que começar a ter uma sequência constante de estudos eu super recomendo que o músico iniciante inicie usando as cifras , mais não se prendendo somente há elas , continue estudando cada vez mais e depois de um tempo, já vai se assimilando seu ouvido musical . logo vai percebendo que a Música de Ouvido sem Segredos.
Quero Tirar Música de Ouvido sem Segredos Primeiros Passos
A grande maioria dos estudantes de música, e porque não dizer todos, querem aprender a tirar música de ouvido.
Você teve ou tem essa vontade? Sabe o que é?
Então, tirar uma música de ouvido é ouvir o que está sendo tocado e reproduzir igual, ou quase igual ao original.
Ai você se pergunta? ” Como vou fazer isso? “
Essa é uma pergunta difícil de responder, mas quero que você saiba que não é impossível como dizem por aí. O que você precisa é de muita dedicação e esforço para conseguir. E nunca, nunca desista, é um processo lento que depende de vários fatores.
Não existe um método ou fórmulas que ensinem isso de forma precisa. Cada um aprende de um jeito e a seu tempo.
Por isso, o que vou mostrar para você aqui, são algumas dicas que vão te ajudar.
Não se preocupe com isso
Mas é isso mesmo! Você não tem que ficar preocupado agora em tirar uma música de ouvido. Preocupe-se em estudar seu instrumento, praticar bastante e desenvolver sua técnica.
Não estou dizendo aqui que você não pode tentar tirar músicas, e sim que isso não deve ser um fardo, uma preocupação.
Divirta-se tocando, isso é muito importante! Na hora certa você vai conseguir.
Estude teoria e harmonia
Música de Ouvido sem Segredos Primeiros passos estude teoria musical e Tudo que você estuda e aprende ao longo dos anos vai somar pra que você consiga ouvir e saber o que está sendo tocado.
Por exemplo, se você sabe que a música que está tirando é no tom de DÓ MAIOR, por isso não contém sustenidos ou bemois, e os acordes contidos nesse tom são: C Dm Em F G Am Bm (b5), não vai ficar procurando 1000 acordes até encontrar um que encaixe, certo?
Então estude bem os intervalos, escalas, formação de acordes, campo harmônico, divisão rítmica, etc.
Nesses anos todos dando aulas de música, percebi que muitos estudantes não prestam atenção nenhuma no que estão tocando. Não ouvem e nem sentem o som. Aí o tempo passa e o cara não ” ensinou ” seu ouvido a perceber os sons.
Então, uma dica, desligue a TV, saia do WhatsApp , facebook ou qualquer outra rede social, e toque prestando muita atenção ao som que você está produzindo.
Livre-se de cadernos ou papéis
É fato que todos nós começamos a estudar sempre dependendo da partitura ou cifra. E você deve usá-las. Mas quero recomendar que você vá largando os papéis aos poucos. Como?
Comece decorando 4 acordes, tire a cifra e veja se consegue tocar. Depois decore mais 4 e assim por diante. Essa foi a maneira que eu consegui .
Não existe uma regra o importante é você conseguir decorar as músicas.
Ouça muito a música que vai tirar
ouça músicas , Não pense que porque você ouviu a música uma vez na rádio, no carro, na rua ou em qualquer outro lugar, vai conseguir tirá-la com facilidade.
É muito importante que sentar-se, colocar o cd ou mp3 para tocar, e ouvir várias vezes a música até entender tudo dela. Se precisar, ouça mais de um dia. Isso vai fazer com que você grave TUDO que ela tem: Introdução, estrofes, refrão, rítmo, estilo, etc.
Cante a parte do instrumento que está tentando tirar
Faço muito isso nos solos. Canto as frases e depois tento reproduzir no instrumento musical.
Se for na guitarra ou violão, deixe os efeitos ( bends, vibratos, slides ) de lado por enquanto. Tire só a melodia do solo. Cante uma vez, se for preciso duas ou mais.
Teste o que você já tirou
Aqui um ponto muito importante!
Depois que encontrar o acorde ou frase do solo que está procurando, coloque o cd ou mp3 pra tocar e toque junto. Isso servirá pra que você confira se o que tirou está igual ao original.
Conheça bem todos os estilos musicais
estilos musicais Claro que você, assim como eu, tem preferência por um estilo musical. Mas é importante que você conheça o máximo de estilos que puder.
Cada um tem suas particularidades: progressões de acordes características, escalas, rítmos, etc.
Se você tiver bastante conhecimento de todos, vai ser mais fácil saber o caminho que tem que seguir pra tirar de ouvido.
Peça a alguém experiente para conferir
A última dica e na minha visão a mais importante.
Quando tiver tirado a música toda leve para o seu professor, ou algum músico que tenha experiência corrigir. Senão, como você vai saber onde errou?
Treine seu ouvido para reconhecer os intervalos musicais, tríades e escalas
Lembro que quando tinha acabado de decorar os intervalos musicais, tríades e escalas achei que já estava pronto para reconhecê-los em qualquer música, e que isso me faria tirar as músicas de ouvido rapidinho.
Estava enganado. Não bastava só decorar, tinha que treinar meu ouvido para reconhecer cada um dos intervalos, tríades e escalas. Como meu professor fazia
Ele me fez decorar uma música para cada intervalo. E assim, ele tocava no piano e eu tinha que dizer qual era o intervalo.
Faça isso também e obterá um ótimo resultado. É um excelente treino para o ouvido!
Conclusões finais
Tirar músicas de ouvido não é algo tão fácil no início, mas com muito treino e dedicação você conseguirá chegar lá!
Procure estudar o máximo que puder sobre intervalos, harmonia, formação de acordes, escalas, arpejos e teoria musical.
Isso te ajudará em TUDO na sua formação musical.
isso pode te ajudar a se desenvolver melhor e da maneira correta. É um método de ensino bem didático com as informações necessárias pra quem deseja se aperfeiçoar na Música
Clique no Botão Abaixo e Saiba Mais
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.